Profissional premiada, delegada no estado da Bahia do CBDD-Conselho Brasileiro da dança-orgão vinculado ao Conséil Internacional de La Danse – CID UNESCO, Rosana Abubakir já assinou mais de100 coreografias, entre as apresentações pela escola, nos festivais que realiza anualmente e trabalhos para outros estados e até para fora do Brasil, como cuba onde foi premiada com a coreografia Tributo á Bailarina e coreógrafa Alicia Alonso.

O Ballet Rosana Abubakir também promoveu Noites de gala, trazendo para a Bahia bailarinos consagrados no cenário nacional e internacional para dançar com o corpo de baile da escola.

Participaram desses grandes espetáculos como Guest Stars nomes como Fernando Bujones (The American Ballet), Maximiliano Guerra (Teatro colon e American Ballet), Anita Magyari (Teatro Scala de Milão), Ana Botafogo, Cecília KKerche e Marcelo Misailidis (Primeiros bailarinos do Teatro Municipal – RJ), Tiago Soares, Primeiro bailarino do The Royal Ballet, Alejandro Parente e Karina Olmedo (Primeiros bailarinos do Teatro Colon) e mais recentemente, Tiekka Schofield (Houston Ballet) e Carlos Acosta, Primeiro Bailarino do The Royal Ballet, considerado o maior Bailarino da atualidade, entre outros.

A escola também já trouxe à Salvador o Balé Clássico de Havana e todas essas participações transformam os espetáculos assinados pelo Ballet Rosana Abubakir em momentos raros de beleza impar para a Bahia.

O Festival Anual realizado pela escola é outra iniciativa que tem bastante visibilidade. Todo final de ano são apresentados dois espetáculos, contando com a participação de dois elencos, para coroar o encerramento das atividades.